03 de Outubro de 2017.

Dívidas bancárias x Final de Ano

A virada do ano é um momento crítico para a vida financeira da maioria das pessoas. Muitos chegam nesta época já comprometidos com dívidas bancárias, e mesmo assim, têm que arcar com despesas típicas desta época como festas, viagens, férias, presentes, impostos e, para quem tem filhos, matrícula e material escolar. O primeiro cuidado é evitar perder o controle das finanças mais uma vez.


O advogado Ronaldo Espíndola, do escritório ENA Advogados, de Porto Alegre, diz que para solucionar o problema é preciso não só se reorganizar financeiramente, como também ir atrás de uma reestruturação da dívida.


Ele explica que existem diferentes formas de fazer uma proposta para sair da lista de inadimplentes. Acordos podem resultar em descontos, prestações menores e juros mais baixos:

 

1.   Verificar a origem do débito e o cálculo correspondente;

2.   Verificar os encargos que estão sendo cobrados, como por exemplo as taxas de juro, capitalização, inadimplemento, multa, entre outros temas.

3.   Valor das prestações, prazo do contrato e forma de amortização e,

4.   Outros detalhes do contrato com uma análise minuciosa e que possa auxiliar na formalização.

“Assim, serve de alerta que a formalização de um contrato, ou a renegociação de algum já contraído, deve-se analisar todas as particularidades dos mesmos, caso contrário, poder-se-á estar aumentando a dívida e não diminuindo”, destaca o advogado.

 

TAG: Advocacia   Direito Civil   Direito do Consumidor  
Compartilhe:
Site

Somos pessoas defendendo pessoas. Famílias e Sucessões, Trabalho, Ensino, Tributos... Atendimento em local de sua escolha.

FALE CONOSCO

TELEFONE: (51) 3023-6555
(51) 99151-4321
EMAIL: contato@ena.adv.br

ENDEREÇO:
Rua Gen. Andrade Neves, 90/Cj.92
Centro Histórico, POA/RS
CEP: 90010-210
Copyright ©2015 ENA ADVOGADOS. All Rights Reserved Desenvolvido por LH WEB